quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sonhando Acordado

“Nada de muito acontece sem um sonho. Para que algo realmente aconteça, é preciso que haja um sonho realmente grande.” (Robert Greenleaf)

Ocorreu há muitos anos, mas ainda me lembro do dia em que minha professora do primeiro ano chamou minha atenção. Levei algum tempo para perceber que alguém estava solicitando algo de mim e, de todas as palavras que ela pronunciou, tudo o que me recordo é “pare de sonhar e preste atenção!”.

Eu realmente desfrutei de minha viagem casual até o mundo da fantasia.

Imaginar-me como um bombeiro lutando contra um incêndio horroroso que estava ameaçando a escola, ou como um policial capturando um ladrão, era uma forma muito mais excitante de exercitar minha mente naquele momento. Pelo tom de voz dela, tive a impressão de que sonhar era algo que nós não deveríamos fazer.

Assim, cresci pensando que sonhar, exceto quanto estamos dormindo, indica uma mente preguiçosa. Apesar de evitar essa situação, era sempre levado a imaginar-me em cenário fora da realidade.

Anos mais tarde entendi a importância e o poder de um sonho. Recordando os grandes acontecimentos de minha vida e o crescimento pessoal, descobri que todos esses eventos começaram com um sonho.

De algum modo, e talvez misteriosamente, sonhar é o primeiro passo para liberta seu potencial. Sonhar pode libertar o desejo que estava adormecido. O sonho que acorda seu desejo pode colocá-lo no caminho que o levará a tornar-se a pessoas que você sonha ser.

Além disso, sonhar é uma forma segura de testar opções para o futuro. “Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer”, disse Walt Disney.

Eu tenho uma história pessoal para contar sobre isso. Vários anos atrás, em um workshop, fui incentivado a fazer uma lista de cinco dos sonhos mais escandalosos, provocantes e desafiadores para minha vida. Não havendo limites, o que eu desejaria? Fiz a minha lista, mas tive o cuidado de não revelar as minhas idéias, pois para mim eram tão impossíveis que me sentia constrangido em deixar que alguém mais soubesse delas. Alguns anos mais tarde, eu arrumava alguns velhos papéis. A lista apareceu. No início não a reconheci. Mas, ao passar os olhos pelos cinco sonhos, para minha surpresa, vi que todos já haviam se realizado.

Eu havia conquistado um cargo executivo na empresa onde trabalhava, publicara dois livros, era professor universitário, tinha viajado para a América e Europa, e o meu quinto desejo estava se realizando.

Agora entendo o que o escritor Robert Greenleaf queria dizer quando falou: “Nada de muito importante acontece sem um sonho. Para que algo realmente grande aconteça, é preciso que haja um sonho realmente grande.”

Qual é o seu sonho ou visão para a sua vida? Sem um sonho inspirador, a vida perde o sabor.

Sonhe, planeje, realize e desfrute!

Bons sonhos!!!

Texto retirado do livro Insight de Daniel C. Luz.

Nenhum comentário: